Perguntas & Respostas – Vitamina B12

Como a vitamina B12 não é encontrada nos alimentos de origem vegetal, uma das principais dúvidas que os pacientes têm quando chegam ao consultório é sobre a necessidade de suplementação.

E não são somente os pacientes! Muitos profissionais, médicos e nutricionistas, também têm essa dúvida.

Olhar somente para os valores de referência do laboratório no exame de vitamina B12 sérica não é suficiente para fazer uma análise mais aprofundada dos níveis da vitamina no organismo e se ela está exercendo a sua função adequadamente.

Pensando nisso eu desenvolvi um eBook super completinho pra que você tire todas as suas dúvidas sobre a vitamina B12 na alimentação vegetariana, vegana e plant-based. E você vai perceber que mesmo para quem consome carne, ovos e laticínios, monitorar a vitamina B12 também é fundamental!

Veja a seguir a lista de Perguntas & Respostas que eu esclareço nesse material:

  • Qual a função da vitamina B12 no nosso organismo?
  • O que a deficiência da vitamina B12 causa?
  • Quais as fontes de vitamina B12 na alimentação?
  • Se a vitamina B12 é encontrada somente nos alimentos de origem animal, é certo dizer que não fomos programados para sermos vegetarianos estritos?
  • Que exames são usados para diagnosticar a deficiência de vitamina B12? Devo dosar mesmo se não tiver nenhum sintoma?
  • Qual o papel da homocisteína no diagnóstico da vitamina B12?
  • Quando suplementar vitamina B12?
  • Como carnes diariamente, preciso me preocupar com a vitamina B12?
  • Como carnes e peixe esporadicamente, preciso me preocupar com a vitamina B12?
  • Ainda como ovos e laticínios, preciso me preocupar com a vitamina B12?
  • Todo vegano precisa suplementar vitamina B12?
  • Posso suplementar por conta própria? Quais os riscos?
  • Que tipos de vitamina B12 devo suplementar?
  • Via oral, sublingual ou intramuscular, o que é melhor na suplementação da vitamina B12?
  • Qual a dose correta para suplementar vitamina B12?
  • Qual o melhor horário para tomar a vitamina B12?
  • Devo suplementar a vitamina B12 isolada ou em conjunto com ácido fólico?
  • Preciso suplementar ferro junto com a vitamina B12?
  • A vitamina B12 interage com outros suplementos ou medicamentos?
  • Mesmo suplementando, minha vitamina B12 não sobe. O que fazer?
  • Se a minha vitamina B12 der alta, o que eu devo fazer?
  • Se eu estiver suplementando vitamina B12 e for fazer um novo exame, preciso parar o uso por algum tempo antes para não interferir nos resultados?
  • Os suplementos de vitamina B12 são de origem animal? Existem opções veganas?
  • Levedura nutricional é interessante para obter vitamina B12?
  • Algas como clorela e spirulina podem suprir os níveis de vitamina B12?
  • Alimentos fermentados podem conter vitamina B12?


O eBook Perguntas & Respostas – Vitamina B12 está sendo vendido a R$ 15,00 e 10% do valor da venda será doado para a ONG Ampara Animal.

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Natália Utikava
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