Spreads, dips, pastinhas e manteigas veganas

Uma das principais dúvidas que recebo no consultório é sobre o que passar sobre os pães para substituir a manteiga, ou o queijo e os outros frios de origem animal.

Já existe no mercado uma ampla gama de opções industrializadas para vegetarianos e veganos, mas, embora essas opções apresentem sabores semelhantes às suas versões onívoras, nem sempre são comparáveis em relação ao valor nutricional.

Boa parte dos “queijos” veganos que derretem quando aquecidos são feitos à base de mandioca, batata, polvilho ou amido de milho, isto é, alimentos fontes de carboidratos. Algumas pastas de soja são produzidas com extrato de soja e amido de milho transgênicos. Requeijões veganos apresentam mais óleo vegetal do que qualquer outro ingrediente. Sem falar em todos os aditivos sintéticos, corantes, conservantes e outras substâncias, que apenas a indústria tem acesso.

Substituímos os laticínios, que são fontes de proteínas e cálcio, por produtos alimentícios cujos principais nutrientes são carboidratos e gorduras, sem quantidades significativas de outros nutrientes, empobrecendo a nossa alimentação.

Claro que há algumas opções industrializadas melhores que outras, e empresas que procuram produzir produtos mais naturais e nutritivos. Basta estarmos atentos à lista de ingredientes, que é apresentada em ordem decrescente, isto é, o ingrediente que aparece primeiro é aquele em maior quantidade no produto, e o ingrediente que aparece por último é o que se encontra em menor quantidade.

O ideal é que essas pastinhas sejam, preferencialmente, à base de leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, tofu) e oleaginosas (castanhas e sementes ricas em óleos e gorduras), pois estes alimentos apresentam teores consideráveis de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, zinco, magnésio, entre outros.

A quantidade ideal a ser ingerida, contudo, vai depender do produto ou da receita, e das necessidades nutricionais de cada pessoa. Em geral, as pastas à base de oleaginosas acabam sendo mais calóricas, mas dentro de um plano alimentar balanceado, elas podem ser consumidas tranquilamente.

Hoje eu trago uma seleção de receitas bacanas de pastinhas nutritivas e saborosas que encontrei por aí!
A começar pela receita que eu postei no meu Instagram essa semana, um “cream cheese” de tofu super coringa para passar no pão, na torrada, na tapioca, na crepioca, ou onde você preferir!  Ele tem apenas 4 ingredientes, e eu gosto bastante porque é bem suave para tomar no café da manhã, mas você pode incrementar conforme o seu gosto!

 

“Cream Cheese” de Tofu (foto no início do post)

Ingredientes:
300 g de tofu orgânico (ou à base de soja não transgênica)
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de polvilho azedo
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Espremer bem o tofu numa peneira para retirar todo o líquido, amassando até despedaçá-lo por inteiro.
Misturar os outros ingredientes e bater no mixer ou processador até obter uma consistência de creme.
Armazenar na geladeira por até 5 dias.

Obs.: Se desejar temperar com ervas e especiarias naturais, manda ver!

 


Confira outras receitas bacanas:

À base de leguminosas:
Homus tradicional – Por FruFruta
Homus de grão de bico com tomate seco e manjericão – Por Cooking Classy
Homus de grão de bico com abacate/avocado – Por Cooking Classy
Homus de feijão branco – Por Veganana
Pasta de lentilha – Por Bela Gil
Patê de ervilhas frescas e hortelã – Por Saghar Setareh
Pasta de grão de bico germinado – Por Portal Estar Bem
Ricota de tofu – Por Bela Gil

À base de oleaginosas:
Maionese de castanha de caju – Por Veganana
Manteiga de coco – Por Tempero Alternativo
Pasta de amendoim – Por Tempero Alternativo
Creme de avelã com cacau – Por Modefica
Tahine caseiro – Por Eu Como Sim
Pesto de coentro com semente de girassol – Por Cozinho, Logo Existo
Pesto de manjericão com nozes – Por Tempero Alternativo
Queijo cremoso de castanhas com missô – Por Papacapim

Tem alguma pastinha que você também adora? Me escreva contando, que eu prometo testar com prazer!

Até breve! Seguimos!

Natália Utikava
Nutricionista
CRN/SP 40.387


P.S.: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui o atendimento nutricional individualizado. Dependendo da fase da vida, ou de alguma condição clínica particular são necessários alguns ajustes, e mesmo suplementação, que somente um profissional especializado poderá orientar. Se você deseja adequar sua alimentação conforme sua rotina, fase da vida e necessidades, entre em contato para agendar uma consulta.